quinta-feira, 27 de maio de 2021

Como aumentar a captação de leads no marketing?

Captar leads é uma preocupação constante de empresas inseridas no meio digital. Mas, nem sempre a taxa de conversão de sites é boa. Em situações assim, a empresa pode adotar técnicas para aumentar a captação de leads.

A seguir, indicamos algumas dessas técnicas / ações para captação de leads. Confira e aproveite para implementá-las para aumentar sua taxa de conversão!

ilustração de um imã atraindo pessoas

O que é um lead?

Resumidamente, o lead é uma oportunidade de negócio para sua empresa. Trata-se de um visitante de seu site que realizou alguma ação em troca de algo que buscava. É o caso de um visitante que forneceu seu nome e e-mail em troca de um e-book ou de um cupom de desconto.

O lead é uma figura importante do inbound marketing. Não é para menos, afinal, essa estratégia tem como objetivo atrair visitantes para seu site e convertê-los em leads, para depois nutri-los e fazer com que avancem no funil de vendas, ficando prontos para uma abordagem comercial.

 

Por que captar leads?

A captação de leads é importante para toda empresa porque possibilita atrair oportunidades de negócio, com maior chance de realizar vendas.

Outro benefício de captar leads é a criação de relacionamentos com potenciais clientes, podendo nutri-los com informações relevantes e garantir uma relação de transparência e confiança. Nestes casos, é mais fácil converter o lead em cliente, porque ele se sente mais seguro em realizar uma compra.

 

Dicas para aumentar a captação de leads

Você já sabe que o lead é importante para seu negócio, mas não sabe exatamente como captá-lo? Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com dicas de ações para implementar. Acompanhe:

 

Defina qual é sua persona

Um dos principais passos para a captação de leads é definir previamente qual é a sua persona, que é a representação de seu cliente ideal.

Quando se estabelece a persona, é possível direcionar todas as ações de captação de leads para atrair justamente o cliente ideal da empresa, tendo maior assertividade.

Na prática, isso significa que a possibilidade de converter o visitante em lead e o lead em cliente é muito maior ao criar ações pensadas exatamente para sua persona.

 

Use iscas de captação de leads

As iscas de captação de leads são materiais ricos, que se caracterizam por serem longos e mais aprofundados do que um blog post. De modo geral, educam a audiência, apresentam soluções a ela e agregam valor.

Existem diversos tipos de iscas para captar leads, o que possibilita que a empresa escolha a que melhor se adequar à sua estratégia e objetivos. É possível optar por:

·        eBook: trata-se de um livro digital. Seu formato dá para a empresa a oportunidade de aprofundar um tema e demonstrar que possui conhecimento específico sobre determinado assunto;

·        Infográfico: é uma representação visual de um conteúdo, com mistura de imagem e texto. Por isso, é mais dinâmico e tem grande poder de viralização, ampliando o alcance da empresa e a oportunidade de gerar leads;

·        Webinar: isca é que é uma videoconferência gravada ou ao vivo. É uma alternativa se a empresa busca uma interação mais próxima da audiência e que tenha um nível alto de engajamento;

·        Template: trata-se de um modelo pronto de algo, como planilhas financeiras, calendários de conteúdo, apresentações, entre outros. Atraem leads pela praticidade, por isso são poderosas iscas;

·        Quiz: também ajuda a captar leads e tem alta taxa de conversão e engajamento. Como funciona como entretenimento, tem alto potencial de viralização;

·        Pesquisa e estudo: tipo de material rico que desperta o interesse, gera engajamento e tem grande potencial de atrair leads.

 

Crie landing pages boas

A landing page é uma página que tem um objetivo bem definido e claro. Normalmente é simples, oferece uma descrição do material rico disponibilizado ao visitante e tem uma CTA (Call To Action) eficaz.

Outra característica de uma boa landing page é a presença de formulários, para que o visitante preencha e tenha acesso ao material que a empresa disponibilizada, levando à sua conversão em lead.

 

Implemente ferramentas de captação de leads

Uma ferramenta nada mais do que um software para captação de leads. Seu diferencial está em automatizar e organizar ações de atração, permitindo segmentações, monitoramentos, entre outros.

Há diversas ferramentas de captação de leads, como OptinMonster, ion interactive, Woo Rank e Quora, todas com propostas específicas para diferentes tipos de empresa e estratégia.

Para escolher o programa ideal, recomenda-se a análise da ferramenta, buscando identificar se realmente atende nas necessidades e expectativas da empresa.

 

Utilize plugins

Uma das formas de captação de leads Wordpress é por meio da utilização de plugins, o que possibilita usar pop-ups para aumentar a taxa de conversão.

O diferencial dessas ferramentas é que elas possibilitam a integração com outras plataformas utilizadas na estratégia da empresa, de forma a otimizar todo o processo de captação de leads no marketing digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como aumentar a captação de leads no marketing?

C aptar leads é uma preocupação constante de empresas inseridas no meio digital. Mas, nem sempre a taxa de conversão de sites é boa. Em situ...