terça-feira, 16 de março de 2021

O que é um site responsivo e por que ele é fundamental?

Ter um site responsivo é extremamente importante para qualquer empresa, trazendo benefícios especiais como o oferecimento de uma boa experiência ao usuário e o alcance de um melhor ranqueamento em páginas de resultado de busca.

Aqui, explicamos o que é um site responsivo, qual sua diferença para o mobile e falamos sobre a importância dessa alternativa. Confira e entenda como o site responsivo pode auxiliar sua empresa.

O que é um site responsivo e por que ele é fundamental?

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que foi projetado para se adaptar a qualquer tipo de resolução de tela, sem apresentar distorções. Ele consegue identificar a largura do dispositivo e quanto espaço há para exibir a página da melhor forma possível.

Além disso, o site responsivo redimensiona fontes, imagens, entre outros elementos da página, para garantir que estejam proporcionais à resolução e possibilitem uma boa visualização.

Tudo isso tem como finalidade assegurar que o usuário tenha uma ótima experiência, independente de qual dispositivo utilizou para acessar o site, se um computador, celular ou tablet.

 

Site responsivo e mobile: qual a diferença?

Uma dúvida muito comum envolvendo o site responsivo é qual sua diferença em relação ao site mobile. Pode parecer a mesma coisa, mas não é! O responsivo é um site só projetado para ser adaptado a diversas resoluções de tela.

O site mobile, por sua vez, é um site paralelo desenvolvido exclusivamente para visualização em determinados dispositivos. Justamente por não abranger todos os dispositivos não é a versão mais recomendada para as empresas.

 

Importância do site responsivo

Qual a importância de um site responsivo costuma ser um questionamento frequente entre empreendedores que estão investindo em presença online.

Esse tipo de site é importante porque garante resultados específicos para a empresa. Veja, a seguir, quais são:

 

Maior alcance

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios de 2019, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos 134 milhões de usuários da internet no país, 58% utilizam a rede somente por celular.

Isso significa que ao investir em um site responsivo a empresa consegue atrair e atingir esses potenciais clientes, tendo maior alcance, o que aumenta a possibilidade de realizar novos negócios.

 

Garantia de boa experiência ao usuário

A experiência do usuário é fundamental para o sucesso de seu site. Quando os usuários conseguem visualizar informações com clareza e navegar sem problemas pelo site, a chance de eles comprarem seu produto ou serviço cresce significativamente.

Não é para menos, afinal, uma boa experiência no site passa uma imagem de profissionalismo da empresa, aumentando a credibilidade em seu trabalho, de modo a estimular a compra.

 

Melhora no ranqueamento orgânico no Google

Outro benefício muito importante é que o site responsivo tem um melhor ranqueamento em páginas de resultados de busca do Google. Isto acontece porque a plataforma favorece sites responsivos, destacando-os nas melhores posições.

Isso ocorre desde 2018, quando foi lançada a mudança Google Mobile First Index, que prioriza sites com adaptação mobile para indexação. No futuro, se o website não for responsivo ou não tiver uma versão mobile, ele não aparecerá em resultados de pesquisa.

 

Redução da taxa de rejeição

Imagine a seguinte situação: você tenta navegar por um site, mas o carregamento é lento e quando ocorre tudo está desconfigurado. A única reação é abandonar imediatamente a página, sem ter interação.

Essa situação é medida pela taxa de rejeição do site. Deve-se mantê-la sempre baixa, porque senão o Google entende que o conteúdo apresentado não é relevante. Consequentemente, não ranqueia o site numa boa posição.

Ao investir no site responsivo é possível reverter essa situação e reduzir a taxa de rejeição expressivamente, trazendo impactos positivos ao negócio.

 

Aumento da conversão de leads e vendas

Sites responsivos têm maior capacidade de converter leads e vendas porque possuem maior alcance, atingindo mais pessoas exatamente no momento em que elas precisam.

Além disso, também proporcionam uma boa experiência para o usuário, o que gera um menor abandono da página e passa credibilidade sobre a empresa.

 

Carregamento rápido de páginas

Quando o carregamento de páginas é lento, o usuário abandona a página rapidamente, vai para a concorrência e a empresa perda a oportunidade de captar um lead ou realizar uma venda.

O site responsivo elimina esse problema no carregamento, aumentando a velocidade e o tempo de permanência do usuário na página.

 

Como criar um site responsivo

Criar site responsivo é uma tarefa que deve ser feita por especialistas em programação, que tenham conhecimento em design responsivo e, preferencialmente, em UX (User Experience).

Um site responsivo envolve considerar diferentes fatores, como velocidade de carregamento, visualização de imagens, legibilidade de textos, entre outros. Por isso, é fundamental que seja desenvolvido por profissionais, para garantir o melhor resultado.

Se já tiver um site, mas não em versão responsiva, uma solução temporária é investir em um plugin que faça a adaptação para mobile. Dessa forma, o usuário conseguirá navegar pelas páginas pelo celular.

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