quinta-feira, 16 de abril de 2020

Como calcular preço de venda de um produto?


Uma das dúvidas mais frequentes em empresas, especialmente entre as novatas no mercado, é saber como calcular o preço de venda de um produto, afinal, muitos fatores devem ser levados em conta para assegurar a geração de lucro e de um posicionamento competitivo no mercado.

como calcular o preço de venda de um produto

Pensando em lhe auxiliar nessa tarefa, separamos dicas preciosas sobre como calcular preço de venda de produtos ou serviços. Acompanhe e aprenda como definir o valor ideal.


O que é preciso saber antes de calcular? 

Quatro tipos de custo são importantes para calcular o preço de um produto e conhecê-los simplificará o entendimento da composição do valor a ser aplicado. Veja, abaixo, quais são eles:

·        Custos diretos: são os de produção ou aquisição do produto, sem rateios;
·        Custos indiretos: gastos que precisam de rateios para estabelecimento do custo final, como contratação de mão de obra, energia elétrica, entre outros;
·        Custos fixos: valores que não variam e existem independentemente da quantidade de produtos vendidos, como o aluguel de um armazém;
·        Custos variáveis: gastos não fixos, por exemplo, os feitos com embalagens, fretes, impostos de venda e campanhas esporádicas de links patrocinados Google.


Cálculo de preço de produto 

Mas, afinal, como calcular o preço do produto tendo como base esses tipos de custos? Simples: você deve somar todos para atingir um custo total. Depois, acrescente a taxa de lucro que gostaria de ter.

A fórmula básica para efetuar esse cálculo é a seguinte: Custos Direitos + Custos Indiretos + Custos Fixos + Custos Variáveis = Custo Total. Em seguida, some o Custo Total + Lucro = Preço de Venda.

É importante que a empresa tenha total controle de todos os tipos de custos, desde a produção ou compra de um produto até ações de marketing e contratação de agência de link patrocinado, para evitar prejuízos. A taxa de lucro, por sua vez, deve ser próxima à praticada pelo mercado, para seu preço ser mais competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como calcular preço de venda de um produto?

Uma das dúvidas mais frequentes em empresas, especialmente entre as novatas no mercado, é saber como calcular o preço de venda de um produ...