quarta-feira, 4 de setembro de 2019

O que é prova de títulos no concurso público?

A prova de títulos é bastante frequente em concursos públicos. Ela é uma das etapas determinantes do processo de seleção de candidatos. Mas você sabe como ela é feita e o que precisa para participar dessa etapa?

concurso público

A Prova de Títulos pode ser uma das etapas de avaliação de concursos com vagas para Nível Superior e Médio. Ela leva em consideração a formação educacional e conta pontos para cada curso já realizado e concluído pelo candidato, como pós-graduação, mestrado, doutorado e MBA. Não há uma tabela unificada da quantidade de pontos para cada curso, mas cada órgão deixa essa pontuação clara no edital.

Normalmente essa etapa é realizada depois da prova objetiva. Então para passar pela Prova de Títulos, o candidato precisa ter sido classificado na etapa anterior. Os aprovados são convocados para apresentar os documentos que comprovam a realização dos cursos. Por isso é importante manter os certificados e diplomas armazenados e separar os documentos já quando o edital for publicado, para não correr o risco de perder os prazos.

Quando você pensa em como escolher um concurso, já pode estar previamente preparado, visto que essa etapa é realizada através da análise de documentos. Por isso é importante ficar atento ao edital de abertura. Nele estão todas as informações sobre os pontos que serão dados a cada tipo de curso já realizado pelo candidato.

A prova tem caráter classificatório. Ou seja, você não será eliminado caso não tenha nenhuma pontuação nessa etapa, porém, se o seu concorrente contar com esses pontos pode ter uma classificação melhor que a sua. O objetivo da Prova de Títulos é escolher o candidato que esteja melhor preparado para a vaga, levando em conta o seu aprendizado.

Outra forma de avaliar o concurseiro é a análise curricular, que leva em consideração a experiência profissional na área.

Como dito acima, a prova de títulos ocorre após a prova objetiva, apenas para os candidatos já aprovados nessa primeira etapa. Portanto, é preciso chegar preparado para passar na primeira fase.

E para garantir a aprovação nas fases que antecedem, você pode se preparar com vídeo aula para concurso. No Aprova Concurso, por exemplo, você tem acesso a diversos cursos preparatórios. 

Todos elaborados com base nos editais publicados para cada certame. As videoaulas são organizadas em formato de plano de estudos, que facilita a organização na hora de estudar. Basta dar o play e começar a se preparar para passar na prova. Além disso, os alunos têm acesso ao Aprova Questões. Um banco de perguntas e provas realizadas em concursos passados.

Treinar com questões ajuda a fixar os conhecimentos adquiridos durante as videoaulas. E não para por ai! Você ainda pode simular o tempo que demorar para resolver toda a prova. Fazendo esse treinamento com certeza irá chegar no dia do concurso mais preparado e seguro para se sair muito bem na prova.

Seja para ser aprovado na prova objetiva ou de títulos, conte com o Aprova Concursos para realizar o seu sonho de se tornar um funcionário público concursado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é prova de títulos no concurso público?

A prova de títulos é bastante frequente em concursos públicos. Ela é uma das etapas determinantes do processo de seleção de candidatos. Mas...