quarta-feira, 29 de maio de 2019

O que é e quando posso fazer o Exame de Ordem?


Todo estudante de Direito que se preza passa os cinco anos da faculdade, ou até mais, pensando em uma única coisa: conquistar a aprovação no Exame de Ordem, realizado pela OAB.
Mas, especialmente para você que não é da área jurídica ou ainda não tinha ouvido falar em tal expressão, hoje vamos apresentar a prova e explicar qual a sua finalidade. Confira abaixo:
quando-posso-fazer-o-exame-de-ordem


O que é o Exame de Ordem?

Realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, o Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, como advogado.
Ou seja, é destinado para todos aqueles que já são ou se tornarão bacharéis e desejam exercer a função de advogado.
Com, aproximadamente, duas edições anuais o exame busca avaliar o conhecimento teórico e prático dos futuros profissionais, por meio de prova objetiva e prático-profissional.

Quando posso fazer o Exame de Ordem?

A avaliação é destinada a quem já concluiu o curso de Direito, ou ainda, quem esteja matriculado nos últimos dois semestres ou no último ano do curso de graduação em Direito.

Com funciona o Exame de Ordem?

Para conquistar a tão sonhada carteira da OAB é necessário enfrentar a prova, organizada pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e dividida em duas etapas.
A 1ª delas é formada por 80 questões objetivas, referentes as disciplinas de Ética, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Direito Tributário, Direito Empresarial, Direitos Humanos, Direito Internacional, ECA, Direito Ambiental, Direito do Consumidor e Filosofia do Direito.
Já a 2ª etapa é constituída de uma prova prático-profissional e questões discursivas. Nesta fase, o candidato poderá escolher entre as opções de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Tributário e Empresarial.
Para conquistar a aprovação é necessário obter 50% de aprovação na 1ª etapa e, ao menos, 6 pontos na 2ª.

Previsão próximo Exame de Ordem

Com inscrições encerradas, a 1ª fase do XXIX Exame de Ordem terá a sua 1ª fase aplicada no dia 30 de junho de 2019.
Já a 2ª edição de 2019 (XXX Exame de Ordem) tem seu edital previsto para o dia 22 de agosto, e inscrições abertas entre o período compreendido entre os dias 23 e 30 de agosto de 2019.
As provas serão aplicadas nos dias 20 de outubro de 2019 e 01 de dezembro de 2019.

Exame de Ordem – Preparação específica

Sendo considerado um exame complexo e com alto índice de reprovação, o Exame de Ordem requer uma preparação específica e bastante completa.
Aliando teoria e prática, a banca procura trazer questões interdisciplinares, que podem ser vistas e estudadas de forma mais profunda com o auxílio de um curso preparatório exame de ordem.
Além disso, ao contar com o auxílio de professores gabaritados, a sua preparação se torna mais segura, pois sendo especialistas no assunto, eles costumam passar dicas e orientações fundamentais para seu bom desempenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3 dicas para estudar através de questões para concurso

Hoje, você var aprender três dicas práticas para estudar através de questões. Afinal, não adianta apenas contar com um curso online para co...