segunda-feira, 26 de novembro de 2018

O que é o e-cac?

O e-CAC é o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte, onde é possível ter uma comunicação entre o contribuinte e a Receita Federal do Brasil. O portal foi lançado no ano de 2005, com a missão de facilitar todo o processo entre servidores e contribuintes.

Após 13 anos do lançamento do portal, o serviço já é bastante conhecido, no entanto pouco conhecido por empresários em geral. Entre os serviços mais acessados se destaca os que tem relação com o Imposto de Renda Pessoal Física (IRPF) que mensalmente atingem cerca de um milhão de acessos.



Todas as transações eletrônicas são seguras, uma vez que para ter acesso a todos os serviços disponíveis no portal, é necessário ter um Certificado Digital, que é adquirido com o CPF (e-CPF) ou CNPJ (e-CNPJ).

Esse tipo de certificado, funciona como uma identidade, pois conta com informações sobre pessoas e empresas, que permite assinar documentos e realizar transações de forma sigilosa e segura.
O e-CPF, é destinado para pessoas físicas, na maioria dos casos, profissionais autônomos e procuradores, já o e-CNPJ, é indicado para empresas de micro a grande porte e escritórios de contabilidade.

Quais as atividades disponíveis no portal?  


1. Agendamento de Atendimento: Esse serviço é destinado para tanto para pessoas físicas como jurídicas, e possibilita o agendamento de alguns serviços em unidades da Receita Federal, com isso o atendimento pessoal se torna mais rápido e ágil.

2. Cadastro de CNPJ: Destinado para as pessoas jurídicas, onde podem consultar e emitir os comprovantes de inscrição e a situação da empresa.

3. Cadastro de CPF: Mesma função destinada as empresas, sendo possível consultar os dados cadastrados e os comprovantes de inscrição do CPF.

4. Cópia de declarações: É possível acessas declarações antigas, como IRPF, Dirf (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte) e ITR para as pessoas físicas e ITR, Dirf, DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica) para as jurídicas. Para acessar a esse serviço é necessário que tenha o Certificado Digital, e é uma funcionalidade importante, já que as pessoas podem ter perdido as declarações, mas ficam salvas nesses arquivos.

5. Procuração eletrônica: É possível cadastrar, consultar e cancelar procurações que tenham sido feito para que terceiros possam responder perante a Receita Federal.

6. Segurança: Além de todos os serviços disponíveis, é importante frisar que o portal se torna totalmente seguro, já que necessita dos Certificados Digitais da Serasa, que podem ser utilizados em outros portais de órgãos fiscalizadores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3 dicas para estudar através de questões para concurso

Hoje, você var aprender três dicas práticas para estudar através de questões. Afinal, não adianta apenas contar com um curso online para co...